quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PERFIL: Homenagem á Antonio Herculano


            



                  Antonio Herculano de Pádua é um areia-branquense que sempre demonstrou amor pela nossa cidade e a prova maior desse amor foi à colaboração que deu para o desenvolvimento da nossa terrinha em tempos difíceis quando investir num negocio era correr risco de perder o seu capital, pois a cidade, ainda em fase de desenvolvimento, quase não oferecia opção para um investimento seguro, contudo, ele corajosamente entrou na área empresarial. O mercado de trabalho era muito restrito. A nossa economia era paupérrima, nosso maior produto e fonte de renda principal era o sal extraído ainda de forma artesanal e o pescado que não era industrializado e circulava apenas na urbe.
                 Nessa época Herculano com uma visão aguçada de mercado, observando à carência que existia no atinente a diversão e entretenimento, ousadamente, decidiu investir nesse ramo e organizou um clube chamado de Tenda depois Palhoça, que oferecia aos seus conterrâneos um espaço voltado para o lazer, com serviços de bar e restaurante além, de uma boa musica. Esse clube foi referencia na cidade durante muitos anos e é lembrado com saudades por aqueles que o freqüentaram em época remota.
                 Herculano, versátil que é, atuou em diferentes áreas prestando relevantes serviços a população. Eis a sua trajetória: foi locutor do antigo cine são Raimundo e cine Miramar. Em 1974 fez serviços de locução para a campanha eleitoral do candidato a cargo majoritário á prefeitura o Sr Carlos Antonio Soares, além de estender seus serviços para outros seguimentos políticos em campanhas eleitorais para Expedito Leonêz, Luiz Duarte Vasconcelos, Dr. José Alfredo, Dr. Ruidemberg F. Souto, Dr. Bruno Filho e Manoel Cunha Neto (Souza).
      Idealizou e criou o grupo musical chamado de Embalo 5, que tinha em seu elenco Betinho (baterista), Júnior Solon (solista), Raimundão (baixista), Carlos Santeiro ou Negruta (vocalista – in-memorian) e Edimilson (organista).
                   Foi também, diretor de árbitro de futebol da liga desportiva areia-branquense, empresário do grupo Infla 6, percorrendo quase todo o estado do Rio Grande do Norte e parte do estado do Ceará com a sua banda musical, levando opção de entretenimento para aqueles que gostavam de uma  musica de qualidade e sendo pioneiro no tocante a esse quesito.
                Talentoso que é e com uma alma de artista fazia show junto com seu grupo musical onde apresentava o cover do cantor Tim Maia e manteve um visual idêntico ao do referido artista por algum tempo. Herculano foi quem mais investiu no estilo de som discoteca em tempos áureos quando fundou a frenetic discoteque S’alinas criando um ambiente tipicamente original com todos os paramentos plausíveis e um som de alta fidelidade, acompanhando a evolução do tempo, em tempos inesquecíveis. Filho do cabeceiro Francisco Herculano de Souza e da dona de casa Francisca Maria da Conceição, que ao partirem para o plano espiritual deixaram pra ele a nobre missão de cuidar da família, o que tão prazerosamente faz até os dias de hoje. É funcionário público municipal e presta serviços de fiscalização na secretaria municipal de infra-estrutura.
Por Noamã Jagun
Edição do mês de novembro/2010

Um comentário:

  1. Taí uma pessoa que mereceia ser homenageada...
    grande Herculano...
    joga! joga! joga!!!!!!!!!
    Valeu Noamã, só vc mesmo pra lembrar de tão interessante figura q é o Grande Herculano!!!!!!!

    ResponderExcluir